Fábio Coradin

Notícias / Categorias de base entram em campo neste final de semana

O Guarani de Palhoça terá três times em ação neste final de semana em campeonatos das categorias de base.

O primeiro a entrar em campo é o sub-15, que enfrenta o Internacional, em Lages, neste sábado, às 13h30, pela segunda rodada do Catarinense Infantil. A equipe comandada pelo técnico Rafael Piccinin estreou com empate em 1 a 1 diante do Joinville, em casa.

Também na Serra Catarinense, às 15h30, o sub-17 pode assumir a liderança isolada do Estadual Juvenil se superar o Colorado. O time do técnico Luis Carlos Cruz estreou com vitória por 1 a 0 sobre o JEC. Cruz prevê um jogo complicado, mas confia na vitória. "É um jogo importante. O Internacional joga em casa, perdeu fora para a Chapecoense e vai querer exercer o fator local, mas estamos preparados para buscar a vitória. Um bom resultado em Lages é a vitória", reflete o treinador.

O objetivo da equipe sub-17 nesta fase inicial da competição é repetir a campanha do ano passado, quando o Bugre passou o primeiro turno inteiro invicto, disputando jogo a jogo a liderança com a futura campeã, a Chapecoense. Mesmo enfrentando adversários qualificados, que disputam até competições nacionais nas categorias de base, o treinador acredita que é possível chegar ao lugar mais alto do pódio. "A cada ano a dificuldade aumenta. Agora eles já conhecem o nosso time, já conhecem o nosso trabalho. Mas precisamos manter o time na ponta e buscar este título na categoria, o que é possível. É um campeonato difícil. Nós enfrentaremos equipes sub-17 que disputaram a Copa do Brasil, como Chapecoense, Avaí, Figueirense, Joinville e Criciúma, mas nem por isso tira da nossa equipe a vontade e o desejo de buscar este título", projeta o treinador.

O time que joga em Lages é basicamente o mesmo da estreia. Um dos titulares que estará ausente é Mateus, que será "emprestado" ao time sub-20 para o jogo contra o Marcílio Dias, neste domingo, às 15h30, em Itajaí, pela sexta rodada da Copa Santa Catarina. Além de Mateus, os jogadores Cezar, Erick e Gustavo também vão reforçar o sub-20, que vem de goleada por 6 a 2 para cima do Porto. O zagueiro Willyan e o volante Luiz Felipe, que treinaram com os profissionais sob o comando do técnico Sérgio Ramírez (Willyan, inclusive, foi titular do profissional na reta final do Campeonato Catarinense), foram expulsos na última rodada, cumprem suspensão e desfalcam a equipe.